quinta-feira, abril 23, 2009

São Paulo.

Dia 13 de maio estarei em São Paulo para participar de um evento que acontece no Sesc Pinheiros. Será numa quarta-feira, às 20hs.

Vamos aos detalhes:

especial
BLOOKS
A exposição interativa Blooks - Tribos e Letras na rede marca a relação entre cultura digital e literatura. Oriundo das expressões inglesas book e blog, BLOOKS vai buscar na Internet novas possibilidades e suportes para a literatura. A curadora Heloísa Buarque de Holanda selecionou blogs de escritores de prosa e poesia, além de trabalhos em histórias em quadrinhos, e idealizou um espaço expositivo feito de sons, imagens e animações ao alcance das mãos. Visitação Livre. De 06 de maio a 28 de junho.Terça a sexta, das 13h às 21h30 e sábados e domingos, das 10h30 às 18h30.

Literatura sem papel
Mesa de debate com as presenças de Ana Paula Maia, João Paulo Cuenca, Samir Mesquita, escritores que começaram ou firmaram sua escrita em blogs, sites ou coletivos de literatura. Mediação Xico Sá. 200 vagas. Sala de Leitura.

Livre para todos os públicos
Grátis.
13/05. Quarta, às 20h.
Pinheiros


*

Programação completa AQUI.


*

A antologia Blablablogues -
crônicas e confissões (Editora Terracota) reúne textos de blogs de 21 autores, entre eles, estão quatro postagens do Killing Travis.
O livro foi organizado por Nelson de Oliveira e é uma série de crônicas e confissões.Para saber mais, segue uma apresentação do livro pelo organizador e logo depois o convite para o lançamento em São Paulo, no dia 30 de maio.

Ainda tá longe.... depois eu falo novamente!



A palavra é febre.

Quem pegou o início desse fenômeno de comunicação que em pouco tempo se tornou a blogosfera sentiu em primeira mão um tipo diferente de febre. A febre da liberdade digital. Da democratização da palavra escrita.

Essa febre, essa excitação, essa compulsão é tão contagiante que, uma década depois, o número de blogues no ciberespaço tem crescido de forma exponencial. Atualmente existem perto de 140 milhões de blogues e cerca de 120 mil são criados diariamente (1,4 por segundo).

A maioria das pessoas utiliza os blogues como um diário pessoal, porém eles podem veicular qualquer tipo de conteúdo e ser usados para os mais diversos fins: artísticos, jornalísticos, científicos, políticos, religiosos, corporativos, comerciais etc. A blogosfera ampliou o mundo natural, social e mental.

Como eu disse, a palavra é febre. Muitos a amam, muitos a odeiam. É verdade: tem gente que passa várias horas diárias cultivando seu espaço virtual. Mas tem gente que detesta a cultura blogueira.

Além da possibilidade de interação quase instantânea com os visitantes, a grande diferença entre os blogues e a mídia tradicional, impressa, é a velocidade. Um artigo que levaria horas, dias ou semanas para ser publicado numa revista de papel pode estar disponível em poucos segundos para a leitura num blogue.

O critério usado na seleção dos blogueiros cujos posts compõem este livro foi o mais subjetivo possível: meu gosto pessoal. Por ser escritor, eu preferi ceder a essa inclinação e ficar na deliciosa esfera da crônica e da confissão literária.

Os vinte e um blogueiros convidados para participar desta antologia são todos escritores: onze veteranos de prestígio reconhecido, com livros já publicados, e dez bons estreantes a caminho do reconhecimento. A cada um deles eu pedi que selecionasse os melhores posts publicados nos respectivos blogues.

O resultado: dezenas de crônicas e confissões de escritores deliciosamente febris.

Nelson de Oliveira



*That´s all folks*

Nenhum comentário: