terça-feira, junho 20, 2006

Espadas e palavras... no fim só sobram os românticos

Ontem assisti ao filme "O Samurai do Entardecer" (Tasogare Seibei), do diretor Yôji Yamada. Fiz certo rodeio, mas é aquilo. É filme de samurai, espadachim, essas coisas... então não consegui fugir da sessão.


O Samurai do Entardecer é o Batman Begins dos filmes de samurai. Quer dizer, ele está para os filmes de samuarais o que Batman Begins está para todas as seqüências de Batman. É isso.
E é muito bom. Um filme romântico. Doses de melancolia e final com sábio duelo.


Antes de ir ao cinema, estava vasculhando meus poucos VHS e achei um documentário chamado "Geração Beat, A Inspiração". Pena que não coube todo na fita, mas é uma coisa. Nele você assiste o William Burroughs regurgitando suas opiniões, defendendo suas drogas e lendo seus textos. Ginsberg dizendo que era apaixonado pelo Kerouac, mas que ele queria as mulheres e com elas tinha intensa relação. Kerouac era mesmo lindo de morrer. O Jim Morrison da literatura. Uma coisa. Neste documentário mostra alguns happenings, gente descabelada, drogada, que trepava ao ar livre e gostaria de mudar o mundo com suas idéias e palavras. Eram românticos e visionários. Afiados como lâmina de aço.


Alguém disse que o mundo nunca mais foi o mesmo depois dos beatniks. Não acho isso tudo, mas gosto deles em geral. Existe sempre um ar inocente por trás de toda transgressão. Transgressores são românticos. Os suicidas também. Querer mudar o mundo também é ser romântico. Comprar caixa de bombom em forma de coração também.


Enfim... dou um suspiro, como bombons recheados e leio "On the road".


Bem, no site Aguarrás, sobre literatura, cinema e artes em geral, saiu um artigo sobre mim assinado por Eric Novello. Pra conferir, bastar clicar AQUI


Estava fazendo uma busca online nos catálogos do CCBB. Procurava por Henry Miller, acho, e me surge isso como resultado da minha pesquisa. Deve ser um sinal. Acho que vou redirecionar minhas leituras. Alguém me indicaria algum desses:


Histórias assombrosas
Histórias assustadoras
Histórias de além túmulo
Histórias do arco-da-velha
Histórias macabras
Histórias para dar calafrios
Histórias para leitores sem medo
Histórias para ler no cemitério
Histórias para tirar o sono
Histórias que mamãe nunca me contou
Histórias que ninguém gostaria de viver
Histórias tenebrosas
Um pouco do seu sangue e outras histórias



*That´s all folks*

Nenhum comentário: